Descrição

Histórias de viagens ilustradas com fotografias

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chaves - A rota da água, epílogo

Vila Pouca de Aguiar

Pouco mais há para dizer, além de que gosto muito desta palavra, não sei porquê, sempre me soou bem.
Em Vila Pouca de Aguiar apenas parei para tomar mais um café, limitei-me a atravessar a vila em busca da autoestrada. Pareceu-me uma vila já mais modernizada, por comparação com os locais por onde tinha passado recentemente.

Esta rota da água permitiu-me conhecer uma parte do país que não conhecia. Claro que fiquei com um conhecimento superficial e incompleto. Antes de partir tinha procurado na net por alguns pontos de interesse. Alguns encontrei, talvez os mais óbvios. Outros não. Curiosamente depois do regresso voltei a pesquisar na net por nomes e locais que me tinham chamado a atenção durante a viagem e descobri que havia muito mais para ver. Um exemplo disto é a ponte de arame sobre o rio Tâmega, perto de Ribeira de Pena. e eu até estive a apenas alguns quilómetros de Ribeira de Pena. Tenho pena de não ter sabido antes, mas vendo por outra perspectiva assim até tenho uma razão para voltar.

O nome rota da água surgiu por brincadeira, porque quis visitar locais que tivessem uma relacção directa com água. Porém, mesmo as brincadeiras têm o seu lado sério, e esta minha rota excluiu intencionalmente a água do Marão. Não são só os americanos que fazem embargos e boicotes, eu também os faço e a água do Marão está definitivamente na minha lista negra. Não posso aceitar de forma nenhuma o que se está a passar com a construção do túnel do Marão, em que se prejudica toda uma região para não prejudicar os bolsos de um empresário. Daí o meu repúdio e a exclusão desta marca do meu périplo e da minha despensa.

Termino com uma palavra de apreço para o meu velho companheiro de viagem, que mais uma vez se portou à altura e não me deixou ficar mal.
Se bem que com a idade se tenha tornado aguaólico, tenho que andar sempre com uma garrafa, porque ele de vez em quando reclama mais uma pinguita.

Até para o ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário