Descrição

Histórias de viagens ilustradas com fotografias

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Singularidades da ponte de Ucanha

Não escrevi mas pensei que a ponte de Ucanha seria única no país, baseando-me nas fontes que tinha consultado na altura em que escrevi o post sobre a visita ao concelho de Tarouca.

Por coincidência surgiu uma conversa sobre isso a propósito do programa Recantos da RTP 2 que passou no dia 24-07-2010, onde se referia que era “uma das mais bem conservadas” pontes fortificadas. Tive portanto que ir à procura do resto da história.

A ponte fortificada de Ucanha não é única, o que é único é o facto de tanto a ponte como a torre ainda estarem de pé. Efectivamente encontrei mais duas, a ponte de Sequeiros e a ponde da Ajuda, mas nenhuma delas se encontra inteira já. A ponte de Ajuda está semi destruída e a ponte de Sequeiros está de pé mas a torre já não existe.

A ponte da Ajuda situa-se no rio Guadiana e ligava Elvas a Olivença. Tinha uma torre a meio do tabuleiro da ponte. Foi mandada construir em 1510 por D. Manuel I. Foi destruída e reconstruída várias vezes. Após a última destruição em 1709, foi abandonada.
Por sorte em Setembro próximo vou estar em Elvas para o Encontro anual de coleccionadores de pacotes de açúcar do Clupac, o Portsugar 2010, e vou tentar arranjar mais um dia para visitar esta ponte e arredores.

A ponte de Sequeiros encontra-se no concelho de Sabugal, sobre o rio Côa. É uma ponte de estilo românico, possivelmente construída no século XIII. Embora a ponte ainda se encontre de pé, a torre está em ruínas. Mais uma para visitar, não sei bem quando.

Sem comentários:

Enviar um comentário