Descrição

Histórias de viagens ilustradas com fotografias

segunda-feira, 9 de março de 2015

Guincho Velho


Guincho Velho, Porto do Touro, Espigão das Ruivas. Três nomes para o mesmo local.
O nome Guincho Velho aparece referido em documentos do séc. XVII, Porto do Touro é referido pela primeira vez em 1370 na carta de doação de Cascais, por D. Fernando. Espigão das Ruivas é um local com vestígios arqueológico da idade do ferro e pré romanos, e é mencionado na Geographia de Ptomoleu, como um local dedicado ao culto da fertilidade.

Para um local tão ilustre, já poderiam ter arranjado um acesso decente, digo eu. Assim, com muita pena minha, fui lá uma vez e não volto mais, pois acho o acesso à praia perigoso.

Eu sei que um acesso fácil leva gente, e a beleza do local deve-se ao facto de não ter ninguém, mas...

Em todo o caso foi um passeio muito bom organizado pelo Green Trekker, e uma tarde de convívio muito bem passada. 
O regresso foi feito já de noite e eu esqueci-me de levar lanterna. Valeu-me a ajuda do Paulo e da sua lanterna, mas mesmo assim ainda fui duas vezes ao chão, pois não se via mesmo nada. O caminho é um trilho de pedras soltas e deve ter um ou dois quilómetros de extensão.


Em termos de fotografia houve várias coisas que me deixaram satisfeito. Pela primeira vez configurei a máquina para gravar ficheiros RAW, e ao chegar a casa gostei do resultado. Pena é o tamanho dos ficheiros, acho que vou ter de arranjar um disco externo só para eles.

Depois de uma primeira experiência com o filtro ND que não correu nada bem, voltei a usá-lo e fiquei contente com o resultado. Consegui pela primeira vez fazer uns arrastamentos da água interessantes. 


Mais fotografias estão na minha página webpicasa:
https://picasaweb.google.com/104016268436238696301/201503GuinchoVelho?noredirect=1

Sem comentários:

Enviar um comentário